Comer bem e permanecer saudável
Frequentemente os homens quando perguntados a que associam dieta saudável e integral, a resposta típica tende a ser "Regulamentos e proibições", "Granola, leite desnatado e aborrecimento". Lamentavelmente, essa concepção traz apenas prejuízos.Há entretanto algumas alternativas que serão propostas aqui. A idéia é ver a alimentação saudável como algo em a pessoa acredite que possa ser: algo variado e interessante. Ou ainda, boa comida e deleite, prazer em se alimentar bem. Essa idéia de comer saudavelmente pode ser interessante para muitas pessoas.
• COMER UMA DIETA VARIADA
Desfrutar os tipos diferentes de comida disponível. Não existem alimentos "saudáveis", "prejudiciais" ou "proibidos". O que importa é a quantidade, mas fundamentalmente a qualidade da escolha e da combinação.
• COMER DIVERSOS PRODUTOS DE GRÃOS, VÁRIAS VEZES AO DIA
Pão, massa, arroz, cereais preferencialmente de origem integral são boas fontes de vitaminas, minerais, oligoelementos e fibras.
• FRUTAS E VERDURAS
Deve-se ingerir 5 porções de frutas e verduras por dia, se possível, frescas. Sucos também são muito benvindos. Devem ser associados às refeições principais ou ingeridos como aperitivo entre as refeições. São fontes de vitaminas, minerais e fibras.
• PRODUTOS LÁCTEOS
Estes alimentos contêm nutrientes valiosos, como cálcio para a prevenção da osteoporose. Pode-se dar preferência ao leite desnatado, que preserva o mesmo conteúdo de cálcio, mas tem menos gordura e, portanto, menos calorias.
• A CARNE É UM ALIMENTO VALIOSO
A carne é importante devido a seu alto conteúdo de ferro disponível e as vitaminas B1, B6 e B12. 300-600g de carne e derivados por semana são suficientes para as necessidades.
• COMER PEIXE DUAS VEZES POR SEMANA
O peixe é rico em ácidos graxos ômega-3. Estes podem baixar os níveis de colesterol no sangue.
• ESCOLHER UMA DIETA POBRE EM GORDURAS E COLESTEROL
A ingestão diária de gordura não deve exceder a 1g de gordura por quilograma de peso corporal. Deve-se ter cuidado com as gorduras ocultas nos alimentos. Reduzir as gorduras animais em particular, já que aumentam os níveis de colesterol no sangue. Utilizar gorduras e óleos vegetais sempre que possível, sempre no mínimo necessário.
• CONDIMENTO IMAGINÁRIO
Deve-se temperar criativamente com ervas, especiarias e pouco sal.
• AÇÚCAR DE VEZ EM QUANDO
O açúcar contém grande quantidade de calorias e poucos nutrientes. O corpo armazena o excesso de caloria em forma de gordura. Deve-se evitar o açúcar.
• MUITOS LÍQUIDOS
Deve-se tomar cerca de 1,5 litro de líquido por dia. Um bom reconstituinte é a água mineral, sucos de frutas, sucos de verduras ou chás. Café com moderação.
• COMER POUCO E COM MAIS FREQUÊNCIA
É melhor fazer 5 refeições pequenas durante o dia, que 3 refeições principais grandes. Isso coloca menos carga sobre os órgãos digestivos e dá uma curva de glicemia mais uniforme. Deve-se, de preferência, reservar um tempo para desfrutar as refeições e servindo-se de maneira que pareça apetitosa. A apresentação é importante também.
• COZINHAR DE TAL MODO QUE SE PRESERVEM OS MINERAIS E VITAMINAS
Utilizando tempos de cozimento reduzidos, pouca água e pouca gordura, preserva-se mais as vitaminas e minerais e, sobretudo, o sabor dos alimentos.
• MANTER UM PESO SAUDÁVEL
Praticar exercícios e esportes suficientes ajuda a manter um peso saudável. O índice de massa corpórea como parâmetro pode ajudar.
Fonte: Bayer Schering
Nenhum comentário:
Postar um comentário