Welcome

Seja muito bem-vindo caro(a) visitante !!

Clique no Play e delicie-se!!

"Sempre notei que as pessoas falsas são sóbrias, e a grande moderação à mesa geralmente anuncia costumes dissimulados e almas duplas."
Jean Jacques Rousseau

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Resista à tentação das gorduras . Seu coração agradece.



Diversos pratos irresistíveis exigem cuidado extra, principalmente daqueles que têm problemas vasculares. Além do já frequente fast-foodno cotidiano alimentar, chocolates, frituras, embutidos e pratos como feijoada são ricos em gorduras saturadas. Estas tentações podem, portanto, comprometer a saúde do coração.
1125846 pat 1 Resista à tentação. Seu coração agradece
“São alimentos com muito colesterol de baixa densidade – o LDL. Se ingerido em excesso, esse colesterol se deposita na parede dos vasos sanguíneos, formando a aterosclerose, que leva ao desenvolvimento de doenças vasculares mais graves”, explica o cardiologista Christiano Barros.
Entre os prejuízos possíveis desse processo, os mais comuns são os que levam à obstrução do sistema vascular presente no sistema nervoso central, com a ocorrência do acidente vascular cerebral (AVC), e o enfarte, se as artérias do coração forem atingidas. O local acometido pela aterosclerose varia de acordo com cada organismo e com outros fatores de risco, como hipertensão e diabete.
Fibra é fundamental
Para reduzir o nível de colesterol ruim (LDL), princípio dessas complicações, uma dieta rica em fibras é fundamental, com grande variedade de frutas e vegetais.
Mas Barros adverte que “deve-se manter um equilíbrio alimentar, utilizando tudo que nossa alimentação oferece – proteínas, carboidratos, fibras, etc. – em medidas adequadas, com o consumo de calorias compatível com a energia que precisamos”.
As doenças causadas pela aterosclerose, principais causas de morte no Brasil, são multifatoriais. A alimentação é apenas um desses fatores.
O cardiologista reforça que são vários os hábitos que previnem as doenças cardíacas: a importância da alimentação é a mesma que a da atividade física, assim como o controle da pressão arterial, parar de fumar, etc. Por mais que a dieta seja a ideal, ela apenas reduzirá o nível de colesterol ruim, mas não aumentará o colesterol benéfico (HDL), como faz a prática da atividade física, por exemplo. “Cada cuidado é tão fundamental quanto o outro”, explica o especialista.
“Obesidade, tabagismo, ingestão excessiva de gordura saturada e sedentarismo são fatores modificáveis que, se controlados, podem colaborar para a saúde do coração. O único que não podemos modificar é a genética, o histórico familiar”, complementa Barros.
Dicas para o cardápio
Alguns alimentos, ricos em fibras, que não devem faltar no cardápio são aveia, legumes, frutas com casca, cevada, cenoura, quiabo, ameixa, laranja e verduras.
Podem ser incluídos, também, abacate, nozes, castanhas, azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de noz, óleo de soja e óleo de canola, que contêm gordura monoinsaturada – benéfica para o equilíbrio da pressão arterial –, além de peixes como salmão, arenque e cavalinha, ricos em ômega-3.




Nenhum comentário: