Welcome

Seja muito bem-vindo caro(a) visitante !!

Clique no Play e delicie-se!!

"Sempre notei que as pessoas falsas são sóbrias, e a grande moderação à mesa geralmente anuncia costumes dissimulados e almas duplas."
Jean Jacques Rousseau

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Intoxicação alimentar .

  O que é intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar é uma infecção causada ao consumir alimento contaminado com bactéria patogênica, toxinas, vírus, príons ou parasitas. A contaminação geralmente decorre do modo inapropriado de manusear, preparar ou estocar comida.


http://ixamostradepesquisa.pbworks.com/f/foto%20intoxica%C3%A7%C3%A3o%20alimentar%203.jpg

Escrito por Carol Sessa  

Com a chegada do verão, as pessoas têm grande preocupação em estar em forma para ir à praia. Muitas vezes a má alimentação, junto com o calor, pode trazer alguns prejuízos à saúde, já que a escolha de alimentos errados e de locais com higiene inadequada pode provocar intoxicações alimentares. Os principais sintomas são febre, mal-estar, vômitos e diarreia.
O aumento da temperatura facilita a proliferação de bactérias nos alimentos, que, se não forem bem preparados, dentro das normas de higiene e manipulação, podem trazer risco à saúde das pessoas.
Alimentos que ficam em temperatura ambiente devem ter cuidado redobrado! Evite consumir maionese, queijos, churrasquinhos, sucos de procedência duvidosa e água de coco em copinhos — procure sempre consumir no próprio coco.

Seguem abaixo algumas dicas que podem evitar a contaminação dos alimentos:

1) Não deixe alimentos descongelarem em temperatura ambiente. Deixe de um dia para o outro descongelando na geladeira. Caso não seja possível, descongele com água corrente ou no micro-ondas;
2) Não deixe alimentos prontos expostos por mais de 3 horas em temperatura ambiente. Caso passe desse período, os alimentos deverão ser descartados – antes disso, podem ser armazenados sob refrigeração para consumo posterior;
3) Saladas devem ser preparadas e armazenadas sob refrigeração até o momento do seu consumo. Evite usar maionese ou molhos nesta época;
4) Evite deixar a geladeira muito cheia, para que ocorra circulação adequada do ar entre os alimentos.

Além dessas dicas, é importante lembrar da hidratação neste período! Água, água de coco, sucos e chás devem ser ingeridos com frequência, para repor os líquidos e minerais perdidos através do suor. O consumo de frutas, legumes e alimentos integrais é sempre recomendado em qualquer época do ano! Mas relembrando: esteja de olho na procedência desses alimentos e aproveite o verão!




Carol Sessa é nutricionista; especialista em Nutrição Humana e Saúde e em Terapia Nutricional. Atua na área de nutrição clínica do "Espaço Terapêutico" em Vila Velha - ES

Nenhum comentário: